domingo, 19 de outubro de 2014

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES – 3º TRIMESTRE
TURMAS: 101, 102, 103, 104, 105, 106.


1. (Ifsc 2014)  Ao saltar de paraquedas, os paraquedistas são acelerados durante um intervalo de tempo, podendo chegar a velocidades da ordem de 200 km/h, dependendo do peso e da área do seu corpo.
Quando o paraquedas abre, o conjunto (paraquedas e paraquedista) sofre uma força contrária ao movimento, capaz de desacelerar até uma velocidade muito baixa permitindo uma aterrissagem tranquila.



Assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) A aceleração resultante sobre o paraquedista é igual à aceleração da gravidade.   
02) Durante a queda, a única força que atua sobre o paraquedista é a força peso.   
04) O movimento descrito pelo paraquedista é um movimento com velocidade constante em todo o seu trajeto.   
08) Próximo ao solo, com o paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) é nula.   
16) Próximo ao solo, com o paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) não pode ser nula; caso contrário, o conjunto (paraquedas e paraquedista) não poderia aterrissar.   
32) A força de resistência do ar é uma força variável, pois depende da velocidade do conjunto (paraquedas e paraquedista).   
  
2. (Upe 2014)  A figura a seguir representa um ventilador fixado em um pequeno barco, em águas calmas de um certo lago. A vela se encontra em uma posição fixa e todo vento soprado pelo ventilador atinge a vela.

Nesse contexto e com base nas Leis de Newton, é CORRETO afirmar que o funcionamento do ventilador  
a) aumenta a velocidade do barco.    
b) diminui a velocidade do barco.    
c) provoca a parada do barco.    
d) não altera o movimento do barco.   
e) produz um movimento circular do barco.    
  
3. (G1 - cftmg 2013) 


Ao analisar a situação representada na tirinha acima, quando o motorista freia subitamente, o passageiro
a) mantém-se em repouso e o para-brisa colide contra ele.   
b) tende a continuar em movimento e colide contra o para-brisa.   
c) é empurrado para frente pela inércia e colide contra o para-brisa.   
d) permanece junto ao banco do veículo, por inércia, e o para-brisa colide contra ele.   
  
4. (Unesp 2012)  Em uma operação de resgate, um helicóptero sobrevoa horizontalmente uma região levando pendurado um recipiente de 200 kg com mantimentos e materiais de primeiros socorros. O recipiente é transportado em movimento retilíneo e uniforme, sujeito às forças peso , de resistência do ar horizontal e tração , exercida pelo cabo inextensível que o prende ao helicóptero.



Sabendo que o ângulo entre o cabo e a vertical vale 37º que sen 37º = 0,6, cos37º = 0,8 e g = 10 m/s2, a intensidade da força de resistência do ar que atua sobre o recipiente vale, em N,
a) 500.   
b) 1 250.   
c) 1 500.   
d) 1 750.   
e) 2 000.   
  
5. (Ufrn 2012)  Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física.
Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir.



Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto afirmar que, de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton),
a) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.   
b) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.   
c) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.   
d) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação.   
  
6. (Uespi 2012)  Três livros idênticos, de peso 8 N cada, encontram-se em repouso sobre uma superfície horizontal (ver figura). Qual é o módulo da força que o livro 2 exerce no livro 1?


a) zero   b) 4 N   c) 8 N   d) 16 N   e) 24 N   
  
7. (Ufsm 2012)  Um halterofilista segura, por um curto intervalo de tempo, um haltere em equilíbrio, conforme indica a figura. As forças indicadas não estão necessariamente representadas em escala. Assim,

F1 representa a força do atleta sobre o haltere;
F2 representa o peso do haltere;
F3 representa a força do solo sobre o atleta e o haltere;
F4 representa o peso do atleta.



São forças de mesmo módulo:
a) F1 e F3
b) F1 e F4   
c) F3 e F4   
d) F1 e (F3-F4)   
e) F2 e F3
  
8. (Unesp 2012)  Em uma obra, para permitir o transporte de objetos para cima, foi montada uma máquina constituída por uma polia, fios e duas plataformas A e B horizontais, todos de massas desprezíveis, como mostra a figura. Um objeto de massa m = 225 kg, colocado na plataforma A, inicialmente em repouso no solo, deve ser levado verticalmente para cima e atingir um ponto a 4,5 m de altura, em movimento uniformemente acelerado, num intervalo de tempo de 3 s. A partir daí, um sistema de freios passa a atuar, fazendo a plataforma A parar na posição onde o objeto será descarregado.



Considerando g=10m/s², desprezando os efeitos do ar sobre o sistema e os atritos durante o movimento acelerado, a massa M, em kg, do corpo que deve ser colocado na plataforma B para acelerar para cima a massa m no intervalo de 3 s é igual a
a) 275.   
b) 285.   
c) 295.   
d) 305.   
e) 315.   
  
9. (G1 - cftmg 2012)  Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 20 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível.



Desprezando-se as massas do cordão e da roldana e qualquer tipo de atrito, a aceleração do bloco A, em m/s2, é igual a
a) 1,0.   
b) 2,0.   
c) 3,0.   
d) 4,0.   
  
10. (Uftm 2011)  Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.



A respeito dessa situação são feitas as seguintes afirmações:
I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.
II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.
III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.
IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.

É correto o contido apenas em
a) I.   
b) I e III.   
c) I e IV.   
d) II e IV.   
e) II, III e IV.   
  
11. (Uel 2011)  “Top Spin” é uma das jogadas do tênis na qual o tenista, usando a raquete, aplica à bola um movimento de rotação (que ocorre em torno do seu próprio eixo) sobreposto ao movimento de translação, conforme esquematizado na figura 11 a seguir:
                                                   


Com base nos conhecimentos de mecânica, e considerando a representação da figura, é correto afirmar que
a) a trajetória do centro de massa da bola pode ser descrita por uma espiral, devido à composição dos movimentos de translação e de rotação.   
b) a bola alcançará uma distância maior devido ao seu movimento de rotação.   
c) a força que a raquete aplica à bola é a mesma que a bola aplica à raquete, porém em sentido contrário.   
d) a energia cinética adquirida no movimento ascendente da bola é transformada em energia potencial no movimento descendente.   
e) o torque aplicado à bola pela raquete resulta no seu movimento de translação.   
  
12. (Ueg 2010)  Entre os poucos animais que desenvolveram o “paraquedismo” está o sapo voador de Bornéu – Rhacophorus dulitensis, apresentado na figura a seguir.



Na ilustração, Fa e mg são, respectivamente, a força de resistência do ar e a força peso.
Considerando que esse animal tenha se atirado do alto de uma árvore em direção ao solo, o seu paraquedas será utilizado e, durante sua queda,
a) as suas membranas interdigitais nas patas favorecem o aumento da força de resistência do ar, haja vista que elas aumentam a área de contato com o ar.   
b) a resultante das forças que atuam sobre ele tenderá a se tornar nula, levando-o, necessariamente, ao repouso no ar.   
c) a sua velocidade tenderá a um valor limite, chamada de velocidade terminal, independentemente da resistência do ar.   
d) a sua aceleração será nula em todo o percurso, independentemente da resistência do ar.   
  
13. (Unemat 2010)  A figura abaixo representa um elevador em movimento com velocidade constante.



A tração (T) do cabo durante o movimento de subida é:
a) maior que o peso do elevador.   
b) maior que durante o movimento de descida.   
c) igual durante o movimento de descida.   
d) menor que durante o movimento de descida.   
e) menor que o peso do elevador.   

ð  OS GABARITOS SERÃO INSERIDOS EM OUTRO ARQUIVO A SER DIVULGADO.
ð  BONS ESTUDOS

ð  UM ABRAÇO.

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