LISTA
DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES – 3º TRIMESTRE
TURMAS:
101, 102, 103, 104, 105, 106.
1. (Ifsc 2014) Ao saltar de paraquedas, os paraquedistas são
acelerados durante um intervalo de tempo, podendo chegar a velocidades da ordem
de 200 km/h, dependendo do peso e da área do seu corpo.
Quando o paraquedas abre, o conjunto
(paraquedas e paraquedista) sofre uma força contrária ao movimento, capaz de
desacelerar até uma velocidade muito baixa permitindo uma aterrissagem
tranquila.
Assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) A aceleração resultante
sobre o paraquedista é igual à aceleração da gravidade.
02) Durante a queda, a única
força que atua sobre o paraquedista é a força peso.
04) O movimento descrito pelo
paraquedista é um movimento com velocidade constante em todo o seu trajeto.
08) Próximo ao solo, com o
paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante
sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) é nula.
16) Próximo ao solo, com o
paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante
sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) não pode ser nula; caso contrário,
o conjunto (paraquedas e paraquedista) não poderia aterrissar.
32) A força de resistência do
ar é uma força variável, pois depende da velocidade do conjunto (paraquedas e
paraquedista).
2. (Upe 2014) A figura a seguir representa um
ventilador fixado em um pequeno barco, em águas calmas de um certo lago. A vela
se encontra em uma posição fixa e todo vento soprado pelo ventilador atinge a
vela.
Nesse contexto e com base nas Leis de Newton, é CORRETO afirmar
que o funcionamento do ventilador
a) aumenta a
velocidade do barco.
b) diminui a
velocidade do barco.
c) provoca a
parada do barco.
d) não altera o
movimento do barco.
e) produz um
movimento circular do barco.
3. (G1 - cftmg 2013)
Ao analisar a situação representada na
tirinha acima, quando o motorista freia subitamente, o passageiro
a) mantém-se em repouso e o
para-brisa colide contra ele.
b) tende a continuar em
movimento e colide contra o para-brisa.
c) é empurrado para frente
pela inércia e colide contra o para-brisa.
d) permanece junto ao banco do
veículo, por inércia, e o para-brisa colide contra ele.
4.
(Unesp 2012) Em uma operação de resgate,
um helicóptero sobrevoa horizontalmente uma região levando pendurado um
recipiente de 200 kg com mantimentos e materiais de primeiros socorros. O
recipiente é transportado em movimento retilíneo e uniforme, sujeito às forças
peso , de resistência do ar horizontal e tração , exercida pelo cabo inextensível que o prende ao
helicóptero.
Sabendo que o ângulo entre o cabo e a
vertical vale 37º que sen 37º = 0,6, cos37º = 0,8 e g = 10 m/s2, a intensidade da força de
resistência do ar que atua sobre o recipiente vale, em N,
a) 500.
b) 1 250.
c) 1 500.
d) 1 750.
e) 2 000.
5. (Ufrn 2012) Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos
situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte
cômica relacionada, de alguma forma, com a Física.
Considere a tirinha
envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir.
Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto afirmar que,
de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton),
a) a força que a
Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda
formam um par ação-reação.
b) a força que a Mônica
exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par
ação-reação.
c) a força que a
Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um
par ação-reação.
d) a força que a Mônica exerce
sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par
ação-reação.
6.
(Uespi 2012) Três livros idênticos, de
peso 8 N cada, encontram-se em repouso sobre uma superfície horizontal (ver
figura). Qual é o módulo da força que o livro 2 exerce no livro 1?
a) zero b) 4 N c) 8 N d) 16 N e) 24 N
7.
(Ufsm 2012) Um halterofilista segura,
por um curto intervalo de tempo, um haltere em equilíbrio, conforme indica a
figura. As forças indicadas não estão necessariamente representadas em escala.
Assim,
F1 representa a força do
atleta sobre o haltere;
F2 representa o peso do
haltere;
F3 representa a força do
solo sobre o atleta e o haltere;
F4 representa o peso do
atleta.
São forças de mesmo módulo:
a) F1 e F3
b) F1 e F4
c) F3 e F4
d) F1 e (F3-F4)
e) F2 e F3
8.
(Unesp 2012) Em uma obra, para permitir
o transporte de objetos para cima, foi montada uma máquina constituída por uma
polia, fios e duas plataformas A e B horizontais, todos de massas desprezíveis,
como mostra a figura. Um objeto de massa m = 225 kg, colocado na plataforma A,
inicialmente em repouso no solo, deve ser levado verticalmente para cima e
atingir um ponto a 4,5 m de altura, em movimento uniformemente acelerado, num
intervalo de tempo de 3 s. A partir daí, um sistema de freios passa a atuar, fazendo
a plataforma A parar na posição onde o objeto será descarregado.
Considerando g=10m/s², desprezando os efeitos do ar sobre o sistema e os atritos
durante o movimento acelerado, a massa M, em kg, do corpo que deve ser colocado
na plataforma B para acelerar para cima a massa m no intervalo de 3 s é igual a
a) 275.
b) 285.
c) 295.
d) 305.
e) 315.
9.
(G1 - cftmg 2012) Na figura, os blocos A e B,
com massas iguais a 5 e 20 kg, respectivamente, são ligados por meio de um
cordão inextensível.
Desprezando-se as massas do cordão e da
roldana e qualquer tipo de atrito, a aceleração do bloco A, em m/s2,
é igual a
a) 1,0.
b) 2,0.
c) 3,0.
d) 4,0.
10. (Uftm 2011) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol,
a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o
instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas
entre ela e o rosto do jogador.
A respeito dessa situação são feitas as
seguintes afirmações:
I. A força aplicada pela bola no rosto e a força
aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e
intensidades iguais, porém, não se anulam.
II. A força aplicada pelo rosto na bola é
mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais
deformada do que o rosto.
III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante
mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do
sentido do movimento da bola.
IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é
a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência
do impacto.
É correto o contido apenas em
a) I.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
11.
(Uel 2011) “Top Spin” é uma das
jogadas do tênis na qual o tenista, usando a raquete, aplica à bola um
movimento de rotação (que ocorre em torno do seu próprio eixo) sobreposto ao
movimento de translação, conforme esquematizado na figura 11 a seguir:
Com base nos conhecimentos de
mecânica, e considerando a representação da figura, é correto afirmar que
a) a trajetória do
centro de massa da bola pode ser descrita por uma espiral, devido à composição
dos movimentos de translação e de rotação.
b) a bola
alcançará uma distância maior devido ao seu movimento de rotação.
c) a força que a raquete
aplica à bola é a mesma que a bola aplica à raquete, porém em sentido
contrário.
d) a energia
cinética adquirida no movimento ascendente da bola é transformada em energia
potencial no movimento descendente.
e) o torque
aplicado à bola pela raquete resulta no seu movimento de translação.
12. (Ueg
2010) Entre os poucos animais que
desenvolveram o “paraquedismo” está o sapo voador de Bornéu – Rhacophorus
dulitensis, apresentado na figura a seguir.
Na ilustração, Fa e mg são, respectivamente,
a força de resistência do ar e a força peso.
Considerando que esse animal tenha se atirado do
alto de uma árvore em direção ao solo, o seu paraquedas será utilizado e,
durante sua queda,
a) as suas membranas
interdigitais nas patas favorecem o aumento da força de resistência do ar, haja
vista que elas aumentam a área de contato com o ar.
b) a resultante das forças que
atuam sobre ele tenderá a se tornar nula, levando-o, necessariamente, ao
repouso no ar.
c) a sua velocidade tenderá a
um valor limite, chamada de velocidade terminal, independentemente da
resistência do ar.
d) a sua aceleração será nula
em todo o percurso, independentemente da resistência do ar.
13.
(Unemat 2010) A figura abaixo representa
um elevador em movimento com velocidade constante.
A tração (T) do cabo durante o movimento de
subida é:
a) maior que o peso do
elevador.
b) maior que durante o
movimento de descida.
c) igual durante o movimento
de descida.
d) menor que durante o
movimento de descida.
e) menor que o peso do
elevador.
ð OS GABARITOS SERÃO
INSERIDOS EM OUTRO ARQUIVO A SER DIVULGADO.
ð BONS ESTUDOS
ð UM ABRAÇO.
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